A Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP) é um procedimento que atua por meio de aplicações de remédio na região afetada pela calvície, ou seja, com a realização de microagulhamento capilar, promovendo assim mais estímulos na região.
Sua principal indicação se relaciona com os quadros de Alopecia Androgenética (calvície), tanto aos homens quanto para mulheres, fator genético esse que pode ocorrer em diferentes níveis e intensidade.
Com o MMP, a aplicação de suas substâncias busca atuar no preenchimento da área impactada pela calvície, podendo ser utilizado em diferentes faixas etárias e após o encaminhamento médico a esse tratamento.
Objetivo e duração das sessões
Na maioria dos casos, a sessão é rápida, em média 30 a 40 minutos de duração.
O procedimento provoca microlesões na pele, processo este que favorece uma melhor circulação sanguínea, maior estímulo de renovação celular, auxilia na produção de colágeno no organismo e favorece os fatores de crescimento dos fios, promovendo com isso uma quantidade maior de folículos saudáveis e duradouros.
O tratamento também visa fortificar e engrossar os pelos da região, gerando maior volume.

Periodicidade do tratamento
Na grande maioria dos casos, o acompanhamento e periodicidade desse tratamento são feitos uma vez por mês, durante os quatro a seis primeiros meses, sendo que o paciente passa depois a um estágio de manutenção, onde deve retornar ao especialista a cada 4 ou 6 meses.
O tempo exato entre cada sessão varia conforme os objetivos, evolução e particularidades do caso, sendo definido em consultório e junto ao médico.
Recomendações ao pós-operatório
Após a realização do MMP, em seu pós-operatório é importante que o paciente evite ao máximo a exposição ao sol e o toque na região tratada, além de ser primordial o uso dos remédios prescritos.
Levando em consideração que o indivíduo irá seguir à risca todos os cuidados passados, e também conforme a reação do organismo de cada paciente, os primeiros sinais do tratamento com MMP podem ser notados a partir de 30 a 60 dias após a primeira sessão.
DRA.EMILLE HAJALA – CRM/SP:171.166

